Mangá Eureka Seven 01 by Panini

Vamos pois começar bem mal esse mini review do mangá Eureka Seven Psalms Of The Planets 01 by Panini (Juro que há uns anos eu havia comentado que seria ótimo se a JBC lançasse esse mangá, uashuhua ironia, a Panini lançou :P) dizendo que foi FAIL! Não só a tradução de nomes feita pela Panini mas o mangá em si é decepcionante.

Comecemos então com os nomes, tanto no DVD japonês como no DVD americanos temos o Renton Thurston (traduzido nessas bandas como Thorston), temos o Holland (traduzido aqui como Holand) e a Talho (por aqui foi adaptado da fala para a escrita, logo,  Taruho). Tá, tudo bem, não é algo tão sério mas incomoda demaaaaaaaaaaais!!!! [Já basta a JBC cagando traduzindo o nome do Fye pra Phi no TRC].

Em questão de editoração, é meio óbvio que eles pegaram as páginas americanas como base, vide as placas de aviso estarem traduzidas em INGLÊS!!! Mas a qualidade é a de sempre [Não que seja algo ótimo, até porque os mangás dessas bandas aqui usam papel jornal pra diminuir o custo ^_^], com as falas presentes, alguns vários asteríscos traduzindo termos originalmente usados tanto no mangá quanto no anime em inglês como Sevent Swell (aka Sétima Onda) e algumas explicações sobre oque é Trapar e LFO são ruins mesmo, até hoje não vi nenhuma explicação decente sobre esses termos usados no mangás, complicado isso.

Agora ao conteúdo, esse mangá é uma adaptação pro papel do anime Eureka Seven, de 51 episódios, 1 OVA e 1 filme, todos demais, tanto que é o melhor anime que eu já vi [Considero ele melhor que TRC e olha que o TRC eu importei os 2 character guides em inglês porque a JBC me disse que não ia traduzir eles ¬¬”]. Eu esperava que o 1º mangá fosse mais focado na luta do Renton com a monotonia da sua vida antes da Gekko-Go e durante os primeiros meses lá e sua paixão pela Eureka mas não, não tivemos aquele incrível Cut-Back-Drop-Turn que o Renton faz com a ref board tentando entregar a peça que falta no Nirvash no meio de uma batalha explosiva de robôs, lá ele simplemente salta com a board e cai de pé com ela em cima do Nirvash. Outra coisa que me incomoda profundamente é o fato de todos acharem no mangá que o Renton é foda e especial, um gênio na pilotagem. Poxa, depois dessa cena aí que eu expliquei, no anime ele cai sentado no colo da Eureka dentro do cockpit e ativa sem querer a Sevent Swell, no mangá ele pula pra trás do banco dela e ajuda ela a ativar [pqp mentira deslavada!!!]. Nos primeiros 10 episódios do Anime o Renton bate cabeça na Gekko tentando ser aceito por todos e principalmente pela Eureka e acaba abandonando a nave depois de ficar de saco cheio de ser enxotado por todos, no mangá isso não aconteceu e todos acham [Tenho a impressão que eu já escrevi isso aí pra cima mas lí 3x e não achei escrito, deve ser algum lapso de memória por sono :S] que o Renton é foda desde o começo, que ele sabe pilotar LFOs magnificamente bem e que ele será o salvador da pátria e que o Holland é tão bom quanto seu mestre e por aí vai. Espero que mais pra frente o mangá mostre os conflitos intrapessoais [acho que acabei de criar essa palavra :P] de todos os personagens principais da história pois isso é que fez de E7 o anime nº1 na minha lista ^_^.

Eu já ia esquecendo de comentar, o traço está muito bom e o da Talho eu diria que até melhor que do anime [hehehehheehhe :P] E as capas e contra-capas coloridas ficaram muito boas!!! Agora é esperar mais 2478623746723486284682476832458 meses [aka 2 meses segundo a Panini] pra ler o 02 e ver se melhora a qualidade.

No mais, escrevi esse post enquanto eu ouvia aos 3 albuns do Breaking Benjamin no aleatório, ainda estou tentando desentoxicar das músicas que o “DJ” tocou na festa de aniversário de uma prima de 2º grau lá em Santos. Estou sériamente pensando em apelar pra um belo setlist de erudito barroco ou power metal pra ver oque acontece!

Deixe um comentário

